
Louise Aubrey, 21 anos, é uma conhecida instagrammer francesa, com mais de 240 mil seguidores na sua página. Devido à sua influência no meio digital, foi convidada a participar numa viagem de imprensa à região de L’Île d’Oléron, uma ilha na costa oeste francesa, juntamente com um grupo de influenciadores.
Mas , o que de relevante tem esta história?
Nada de mais, não fosse Louise ter tido a “ousadia” de publicar uma foto no seu perfil, com uma amiga, na qual passavam a mensagem de body positivity e pretendiam chamar a atenção para a autoestima.
“O corpo de uma mulher não existe para satisfazer julgamentos. O corpo de uma mulher não existe para satisfazer vontades. A única pessoa a quem o corpo de uma mulher tem de agradar é a ela própria”, escreve Louise Aubrey na legenda da fotografia, onde surge com Pauline, a sua amiga de corpo curvilíneo.

Três dias depois de a influenciadora francesa publicar a imagem com Pauline, recebeu um email da agência responsável pela viagem de imprensa a “desconvidá-la” para a mesma. “Devido às suas mais recentes publicações no Instagram, lamento informá-la que o nosso cliente já não quer que faça parte da viagem”, pode ler-se na mensagem de e-mail enviada pela agência, segundo o site Insider.
“Ao início, não percebi ao que se estavam a referir”, disse Louise Aubrey à imprensa. Só mais tarde se apercebeu de que só podiam estar a referir-se à fotografia com Pauline. “A publicação foi feita com o intuito de fazer as mulheres sentirem-se confortáveis na própria pele, que é algo por que luto nas redes sociais”, afirmou a jovem influenciadora, que salientou que a viagem em questão era focada no tema “wellness” (bem-estar).
Louise Aubrey também acrescentou que, em França – e, de resto, tal como sucede em Portugal – “ser plus size não é associado ao wellness por muitas marcas” e que esta conclusão a fez sentir-se muito revoltada. Por isso mesmo, publicou várias textos nas redes sociais a partilhar o seu desagrado e prosseguiu com várias publicações alusivas ao tema de positivismo corporal, tanto a nível de imagem como de texto.



“Acho completamente chocante que uma agência tenha uma atitude destas. Como é que, em 2019, uma fotografia destas é considerada um problema?”, escreveu a instagrammer.
Apesar de não ser plus size, Louise defendeu uma causa comum à maioria das mulheres: parar com o julgamento constante por não sermos “perfeitas” que existe a toda a hora, de formas mais ou menos subtis, mais ou menos explícitas, como o caso de a terem excluído de uma viagem por ter partilhado uma foto com uma mensagem positiva e de inclusão! O impacto foi tal que, no seguimento da revelação do sucedido, Louise Aubrey recebeu várias mensagens de apoio de muitas seguidoras, também elas influenciadoras: uma delas revelou-lhe que deixou de colaborar com uma marca, por iniciativa desta última, por ter publicado várias imagens de pessoas curvilíneas, e não tantas de mulheres magras.
Vamos lá começar a mudar algumas mentalidades, sim? Não existimos nos nossos corpos para agradar ninguém!!!