Quem acompanha este blogue há algum tempo sabe que nenhuma de nós (eu ou Lane) somos a favor da obesidade.
Não promovemos que fiquem o dia todo em frente à TV a comer donuts e bolos de chocolate. o que promovemos aqui é uma vida saudável, sobretudo a nível mental, quer se tenha o peso ideal ou uns quilos a mais, desde que NUNCA prejudique a saúde a um ponto tal… que prejudique a qualidade de vida ou a anule por completo. Porque, acima de tudo, os distúrbios alimentares (extremos, seja de obesidade mórbida a anorexia) começam com doenças psicológicas, e não físicas. O poder da mente é mais forte do que imaginamos e, na maioria das vezes, nunca conseguimos ver aquilo que realmente somos quando nos olhamos ao espelho. Olhamos, mas não vemos. Infelizmente, o que vemos, na maior parte das vezes, é algo que não aprovamos, que não gostamos, que não aceitamos, em nós mesmos(as).
E a auto-reprovação pode ser 1000 vezes pior que a reprovação alheia. Essa auto-reprovação pode levar a tomada de atitudes drásticas, como é o caso da anorexia e bulímia.
A “culpa” pode ser da sociedade, sim, dos meios de comunicação social, dos modelos de beleza irreais, de estereótipos de beleza, daquela ideia de que se não formos assim não somos normais, somos feios, e ser feio nunca foi uma coisa bem aceite na generalidade. Mas, antes de tudo isso vir, a “culpa” é, essencialmente, nossa. Nós temos o poder para decidir que modelos seguimos; temos poder suficiente distinguir entre o que é real e o que é fantasia; perseguir algo que é impossível de atingir pode, infelizmente, muitas vezes, tornar-se numa doença psicológica, que se transforma numa doença física e que pode muitas vezes comprometer a nossa própria vida. começamos por nos culpar, perdemos o controlo sobre a vida, perdemos a qualidade de vida… tudo por causa de uma doença psicológica muito grave.
Toda a história e updates do estado dela desde que foi ao programa (em 2008), aqui.
Chocante. Ela tem os 3 transtornos juntos.. eu tenho compulsão alimentar, mas não chego nem de longe a comer 15 mil calorias no dia..
Triste.. bem triste…
=/
Muito complicado! Conheço dois casos de pessoas muito próximas e é terrível!
Vi uma na Tyra que comia terra mas que depois acabou por deixar de comer porque achava que a terra tinha calorias.
Tal como vocês não sou a favor da obesidade extrema, como se vê em programas como My 600lb Life da TLC, nem a favor da magreza extrema. Não é de tudo saudável de nenhuma maneira. A mente é mesmo muito poderosa!
coisinhasdacarlac.blogspot.com
Sempre defendemos que é tudo uma questão de equilíbrio! 🙂
Tal como tudo na vida…