Quem somos e o que defendemos

 

Mulher XL é uma empresa de moda para tamanhos grandes que pretende empoderar as mulheres gordas de Portugal. Moralismos ou “politicamente corretos” postos de parte, a verdade é que as pessoas gordinhas, gordas, existem, estão lá, e querem vestir-se bem. Querem poder entrar numa loja física ou online e ter opções para o seu tamanho, a preços acessíveis. Querem poder ser representadas na moda, e pedem apenas um lugar ao sol entre todas as modelos com as “medidas-padrão” na indústria da moda. Querem poder ir a castings, a desfiles, a pousar para fotografias. Querem ter alguém que lhes dê uma mão amiga, que lhes diga o que deve ou não vestir para favorecer o tipo de corpo e aumentar a autoestima, e ter opções de compra dessas mesmas peças, sem ter de percorrer 10 lojas diferentes, sem passar pelo embaraço de ter empregados de loja a olhá-las de lado, e sem ter de se cingir aos típicos “sacos de batata”, de preferência de cor preta, para “disfarçar as gordurinhas”. Elas estão cá e querem ser livres. E nós queremos ajudá-las a ser. Queremos ajudá-las a não deixarem de viver por terem uns “quilos a mais”, por não se inserirem nos padrões de beleza que a sociedade impõe. Queremos ajudá-las a atingir todo o seu potencial. Queremos passar uma mensagem de empoderamento!

Estima-se que, em Portugal existam 4,5 milhões de portugueses que têm excesso de peso e 1,4 milhões que são obesos. O nosso papel não é julgá-las ou dizer que faz mal à saúde ser-se gordo e mandá-las a um médico. Não, não nos cabe a nós julgá-las pela sua aparência física. O nosso papel é mostrar-lhes que, independentemente de como são, têm os mesmos direitos que as outras. O seu dinheiro vale tanto como o das pessoas magras. A nível internacional, em países com Brasil, EUA, Espanha, são já muitas as marcas, designers, agências de modelos, que abrem as suas portas para estas pessoas. E em Portugal, o que falta ainda? Já não falta tudo, mas falta muito.

Em 2009, criámos um blogue. Uma coisa que era uma hobbie, passou a ser cada vez mais séria. Em 2017, lançámos uma loja online multimarca (marketplace), lançada ao público em Julho de 2017, tendo mais tarde lançado a nossa própria linha de vestuário, em nome Mulher XL, atualmente integrada no Marketplace.

O mercado está aqui e precisa de nós. E nós só queremos poder abrir um bocadinho de uma janela para ele. E porque não? Ser XL, XXL ou XXXL+, não tem de ser algo negativo, visto como feio ou como menos merecedor de se vestir bem. Qualquer mulher gordinha, curvilínea, cheiinha, gorda, merece encontrar roupas com as quais se identifique, que a faça sentir-se bem e mostrar-se ao mundo. E nós, Mulher XL, estamos cá para isso. Para provar que cada mulher pode ser o seu próprio Padrão de Beleza. E para muito mais!