O Gordinho Saudável vs Sedentarismo

 
A Universidade de Cambridge conclui, bastam 20 minutos de caminhada diária para se manter saudável e queimar entre 90 a 110 calorias, o suficiente para prevenir doenças do foro cardiovascular e, por isso, ajudar a reduzir o risco de morte prematura entre 16 e 30%.
 
Durante 12 anos, investigadores acompanharam 334 mil europeus (homens e mulheres) e avaliaram os seus níveis de exercício, perímetro abdominal e registraram todas as mortes. Assim, concluíram que na Europa, um estilo de vida sedentário está associado a 676 mil mortes por ano, o dobro das causadas pela obesidade (337 mil), num universo de 9,2 milhões de mortes. 

Apesar da natural associação da obesidade com o sedentarismo, as pessoas obesas que se exercitam têm melhores condições de saúde do que as pessoas mais magras que são inactivas. 

“Ainda que tenhamos descoberto que bastam 20 minutos para que se verifique uma mudança [positiva], na verdade deveríamos fazer mais. A atividade física demonstrou ter muitos benefícios para a saúde, e deveria ser uma parte importante da nossa rotina diária”, alerta Ekelund, salvaguardando que apesar do sedentarismo causar mais mortes que a obesidade, a doença de excesso de peso continua a ser um problema grave”.
 
Muitas vezes, as pessoas com excesso de peso sentem-se envergonhadas em começar uma atividade física. Os olhares discriminadores e os comentários menos favoráveis nos ginásios pouco ajudam, então, vejam esse vídeo da Sport England – This Girl Can e inspire-se

2 Responses

  1. Cecília Pinto
    Cecília Pinto at |

    Infelizmente quando ia caminhar para o paredão sentia-me assim mesmo. Que como era gorda que não poderia estar ali a fazer exercício como todos os outros que se consideram ''atletas''. Agora tenho o youtube e o chrome cast e a minha sala onde faço exercício sempre que possa ahaha

    beijinhos*
    Branca de Neve e os Sete Batons

    Página do Facebook do Blog

    Reply

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.