Numa pesquisa feita em Roterdão, na Holanda, pesquisadores recolheram uma amostra de 5.344 pessoas entre 40 a 70 anos que relataram seus hábitos de exercício, bem como suas medidas de altura e peso para determinar seu índice de massa corporal, num estudo longitudinal ao longo de 15 anos.
O excesso de peso e a obesidade estão ligados a um maior risco de problemas cardíacos. As pessoas mais pesadas tiveram as mais altas taxas de doença cardíaca durante o estudo. Porém, os problemas desaparecem em pessoas com sobrepeso e obesas que ainda se exercitavam regularmente, descobriram que suas taxas de doenças cardíacas eram semelhantes às de pessoas de peso normal que também se exercitavam.
A obesidade e sobrepeso não é fator determinante para doenças cardíacas, já que um obeso que se exercita é mais saudável que um magro sedentário.
A prática de exercícios diminui os perigos em relação à doença cardíaca. “Descobrimos que a inatividade e a obesidade têm o mesmo risco ou risco semelhante de desenvolver doença cardíaca”, diz Klodian Dhana, um investigador pós-doutor em epidemiologia no Erasmus Medical Center, que agora está no departamento de nutrição na Harvard T. H. Chan School of Public Health.
Nunca é tarde demais para se beneficiar do exercício. “Eles devem acreditar que, mesmo que comecem atividade física com a idade avançada, ainda podem se beneficiar e diminuir o risco de doença cardíaca”, diz Dhana.
O peso e o tamanho, por si só, não são fatores determinante na saúde. O estilo de vida, sim! Por isso, é possível ser-se gorda E saudável, sim! 🙂
Leiam mais AQUI.