Não vos passa pela cabeça a quantidade de emails que recebemos com a pergunta “Como posso ser modelo plus size?”. Quem nos dera ter a resposta perfeita, ideal, “chave”. Infelizmente a realidade é que ainda não houve uma mudança tão drástica no mundo da moda que haja assim tanta procura por modelos plus size (par a par com o facto de não haver muitas marcas que vendem tamanhos grandes) em Portugal, e que justifique haver um conjunto de “regras”.
Mas o que podemos aconselhar? Já tínhamos feito um post sobre este tema, e hoje voltamos a abordar, com mais algumas dicas, especificamente em como se comportarem se forem a um casting.
Primeiramente, invistam em vocês mesmas, num book, num portfólio, em ter fotos profissionais, basicamente. Sim, pode ser caro. Não, não é garantia que se vão tornar modelos plus size super famosas e a ganhar muito dinheiro. Esta é a realidade, apenas! Mas um book para uma modelo é como um portfólio de trabalhos para um designer. É como um blog ter um media kit. É sempre bom mostrarem “o que valem”, e já sabemos que imagens valem mais do que mil palavras.
De seguida, é procurar marcas que queiram investir em modelos plus size e, literalmente, “bater às portas”. Se for mesmo o sonho da vossa vida, não vão desistir por nada.
Algumas dicas, retiradas de um site internacional (sim, porque ainda é “lá fora” que a magia deste mundo mais acontece):
O que vestir num casting
Nada de muito aperaltado! Um estilo confortável, simples, como por exemplo umas jeans, um top e um blazer são boas apostas. Não exageres nem na roupa nem na maquilhagem; por favor não vás para um casting a parecer com um palhaço 😛 quanto mais “clean” melhor, mostra o que és de verdade e não mascarada por maquilhagem em excesso ou roupa demasiado pensada. Um bom soutien, que ofereça um bom suporte, é excelente para ajudar na postura.
Confiança acima de tudo!!!
A falta de confiança vê-se a léguas, e isso desencoraja qualquer um, seja a pessoa magra, média, gordinha, gorda, loira, morena, alta ou baixa, vale para todas. A confiança é a chave de tudo. Olha as pessoas nos olhos, sorri, e mostra que gostas de ti própria sem usares palavras. Se não gostares de ti, não vais vender roupa nenhuma (e é para isso que as modelos servem, para vender roupa).
Higiene pessoal
Parece óbvio, mas é uma coisa fundamental. Nunca vás para um casting, entrevista ou reunião (seja o que for mesmo) sem um bom banho tomado antes, nunca a cheirar mal nem com o cabelo oleoso. Caso tenhas tido um dia daqueles complicados sempre a andar de um sítio para o outro, as toalhitas, pasta de dentes e os desodorizantes podem ser melhores amigos e devem andar sempre connosco.
O famoso “say cheese”
SORRIR! Sorrir, sempre. A simpatia transparece confiança, inspira confiança e delicia quem está à nossa volta. Ainda assim, nem todos os trabalhos de modelo exigem que se sorria – pelo contrário, na maioria dos casos há que fazer poses ou “caras sérias” para passar a mensagem que a marca quer. Pesquisa a marca e que tipo de trabalhos fazem (se as modelos sorriem muito, pouco ou nada) e age de acordo. Fora desse âmbito, sorrir sempre.
Nunca ser má
Nunca fales mal de nada: nem de outras marcas (mesmo que sejam concorrência e queiras impressionar, isso não é bom, nunca), nem de outras modelos. Falar mal é o primeiro passo para desencorajar alguém de gostar de nós.
Esperamos que tenha ajudado! Qualquer coisa, sabem sempre que nos podem contactar, respondemos sempre 🙂
Artigo original AQUI, mas adaptado por nós.
[…] Existem critérios, existem requisitos, tal como em todas as outras profissões. Algumas dicas aqui. A moda plus size deve ser inclusiva para as consumidoras, na medida em que gostam de ver diversos […]