1 – Fortifica os ossos
Sob o efeito dos raios UV, certas células da pele reagem e sintetizam a vitamina D (colecalciferol, ergocalciferol), que é essencial para a fixação do cálcio e fósforo. Isso impede o raquitismo em crianças e osteoporose em idosos. Apenas 15 a 30 minutos de exposição diária são suficientes.
2 – Regula o relógio interno
O mais poderoso sincronizador do ritmo biológico é a luz solar, os olhos transmitem esse sinal ao cérebro que controla a secreção de hormônios específicos. O funcionamento do corpo (o sono, a temperatura, as hormonas, memória) é sujeito a um ritmo biológico de mais ou menos 24 horas. O relógio interno, localizado no cérebro, está constantemente a ressincronizar sobre este ciclo em particular.
3 – Sicroniza o sono
A luz recebida pela retina é transmitida directamente para o núcleo supraquiasmático do cérebro que transmite informações para uma pequena glândula, a glândula pineal. Ela secreta melatonina no final da tarde, um hormônio que facilita o sono. A luz exterior pode aumentar ou reduzir a produção.
4 – Aumenta a sensação de bem-estar
Em 1984, o psiquiatra americano Norman Rosenthal demonstrou a ligação entre a luz e depressão. Desde então, os estudos comprovaram que este tem efeito estimulante sobre a moral através da serotonina, um neurotransmissor capaz de regular o humor, o sono e o apetite. O uso de terapia da luz contra a depressão foi aprovado em 2005.
5 – Diminui a hiperatividade
A falta de intensidade da luz poderia explicar um terço dos casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e até 57% em adultos, de acordo com pesquisadores da Brainclinics Research Institute da Holanda. Pessoas que vivem em países com uma alta intensidade solar seriam “protegidos” através de melhores padrões de sono.
Mas, atenção!
Não fique exposto nas horas de mais calor (11h às 16h);
Vista uma T-Shirt, use óculos de sol e chapéu constantemente;
Beba líquidos regularmente para evitar a desidratação e insolação;
Desconfie das nuvens porque elas permitem que cerca de 80% dos raios UV passem;
Mantenha as crianças com menos de três anos na sombra, porque a sua defesa é completamente imatura.