Não é provável que a nossa obsessão pela «beleza» venha a diminuir, mas há sinais de uma mudança de atitude que estão a ser conduzidos pelos media e pela publicidade. A televisão já «farejou» a nova tendência e apoderou-se dela: a série televisiva Ugly Betty coloca uma rapariga comum a trabalhar nos escritórios de uma revista de moda e mostra que, se a magreza corresponde a um novo belo, então a realidade corresponde ao novo fabuloso.As mulheres normais são também as protagonistas da série de Carson Kresley, How To Look Good Naked, um programa comovente e inspirador onde o extravagante mestre do estilo ensina às mulheres como «aceitar, abraçar e acentuar» o que vêem no espelho.
A campanha da Dove «Pela Beleza Real», que mostra mulheres de todos os tamanhos, formas e idades, também toca num ponto importante. «Começou quando alguém da equipa, ao folhear uma revista, percebeu que as imagens das mulheres perfeitas eram inspiradoras, mas inatingíveis», conta Candice Fernandez, manager da Dove para produtos de tratamento da pele. A primeira campanha, de produtos reafirmantes para o corpo, «protagonizada por mulheres fabulosas e reais em roupa interior», foi uma manobra inteligente e uma mudança refrescante. A empresa não se envergonha da estratégia de marketing inerente a estes anúncios. «Vendemos produtos», explica Fernandez. «Mas a nossa marca representa mulheres reais, e as nossas pesquisas mostram que as pessoas associam a Dove a coisas positivas».
Peritos em imagem consideram que campanhas como as da Dove ajudam a «nivelar o jogo», mas muitos acham que ainda não é suficiente para mudar valores enraizados. «Precisamos de mais abordagens individuais», considera Tiggemann. «É preciso que as jovens tenham uma forte literacia mediática, educá-las sobre publicidade e aumentar-lhes a auto-estima através de outros meios que não apenas a imagem e a aparência – através do desporto, da música, das conquistas académicas ou da gentileza para com os outros».
É um objectivo pelo qual vale a pena lutar. Imagine o dia em que todas as mulheres que viajam no autocarro consigo estarão a sorrir porque se sentem bem consigo próprias, independentemente do tamanho que vestem. Hoje, o autocarro. Amanhã, o Mundo!
Cláudia
Adorei!!! Há uma brasa se acendendo no que se refere à dar valor ao ser humano indpendente do que a balança demonstra, mas essas campanhas são de extrema importância no crescimento como ser humano.
Torço muito para que não seja apenas uma abuso para com as mulheres e sim que sejam realmente valorizadas!!!
Belíssimo seu blog!!!
Felicidades!!!
Um grande abraço!!!
Os vossos posts estão excelentes! Continuem com ele, eu vou divulgar um dia destes no meu blogue porque de facto a mentalidade que reina é da magreza absoluta e isso não pode ser!
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Disso que Portugal precisa!! porque se foi atravez da propaganda e da publicidade que o padrão magreza extrema se difundiu pelo mundo, tbm é atravez dessa arma poderosa que são os meios de comunicação que vamos mudar isso!!!
Contamos com a ajuda de todos!!
Porque BELEZA não é só magreza!!